DESTINO

ILHA DE SÃO JORGE

A Ilha de São Jorge com 54 quilómetros de comprimento e 6,9 quilómetros de largura máxima, apresenta-se como uma longa cordilheira vulcânica alongada de noroeste para sudeste. A sua área total é de 243,9 km2e alberga 9 171 habitantes (dados de 2011). A ilha integra o Grupo Central e é um dos vértices das chamadas “ilhas do triângulo”, em conjunto com o Faial e o Pico, do qual dista 18,5 km. O ponto mais elevado da ilha, aos 1053 m de altitude, está situado no Pico da Esperança, a 38°39’02’’ de latitude norte e 28°04’27’’ de longitude oeste.

Ponta dos Rosais

No extremo noroeste da fantástica Ilha de São Jorge, na aldeia dos Rosais, situa-se a Reserva Natural da Ponta dos Rosais, uma zona de altas arribas costeiras de grande beleza, com uma vegetação muito própria, de onde se têm panoramas de excelência. 

Localizada a cerca de 200 metros de altura acima do nível médio do mar, daqui se avista o ponto mais alto de Portugal, na vizinha Ilha do Pico a 2351 metros de altura.

A Ponta dos Rosais alberga importantes espécies de fauna e flora, nomeadamente de avifauna e também de espécies submarinas, sendo também um ponto de agricultura e pastorícia. 

PARQUE DAS SETE FONTES

A Reserva Florestal de Recreio das Sete Fontes situa-se na freguesia de Rosais, no concelho de Velas, da maravilhosa Ilha de São Jorge, no verdejante Arquipélago dos Açores. 

A Reserva ocupa uma área florestal de cerca de 12 hectares de grande beleza e diversidade natural, albergando variadas espécies de fauna e flora, funcionando também como viveiro onde são criadas plantas enviadas para outros locais do Arquipélago. 

Inaugurado em 1976, foram incluídas na sua área novas espécies de flora, contando também com espécies endémicas da Macaronésia e curiosas espécies de montanha, numa Ilha onde o mar parece estar sempre ao alcance da vista, permitindo pois paisagens únicas de grande interesse. A Reserva acolhe também diversos cursos de água, que proporcionam magníficas paisagens, como lagos e refrescantes ribeiros

FAJÃ DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO

A bela Fajã da Caldeira de Santo Cristo situa-se na freguesia da Ribeira Seca, na costa norte da fabulosa Ilha de São Jorge, conhecida como a Ilha das Fajãs do Arquipélago dos Açores, e é provavelmente a mais famosa e bonita da Ilha. 

Classificada como Reserva Natural, tal a sua importância e biodiversidade, e como Sítio de Importância Internacional, a Fajã da Caldeira de Santo Cristo alberga importantes espécies de fauna e flora, com destaque para as amêijoas presentes na belíssima Lagoa. De facto, a Lagoa da Fajã de Santo Cristo, de águas aprazivelmente quentes e calmas, é habitat para várias e interessantes espécies naturais, nomeadamente de avifauna, promovendo paisagens de grande deslumbre. 

VILA DE VELAS

Velas é uma bonita vila, sede de concelho, localizada na costa sul da bonita Ilha de São Jorge, Arquipélago dos Açores, ao longo de uma e verdejante enseada, dona de paisagens naturais e humanas de grande beleza. 
Velas é provavelmente a mais antiga das povoações da Ilha de São Jorge, mantendo ainda hoje a sua faceta pacata e rural de tempos mais antigos, que maravilha quem a visita.

Vale a pena um passeio nas ruas tranquilas de Velas, passando pelo Jardim da Praça da República, que proporciona agradáveis momentos de lazer, frente ao bonito edifício dos Paços do Concelho, datado de 1719, ou pelo antigo Largo do Mercado, hoje em dia o Largo João Inácio de Sousa, onde se pode admirar a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia. 

Toda a envolvente natural demonstra a grande beleza da Ilha de São Jorge, conhecida pelas suas Fajãs, que permitem belos panoramas  

Faça sua reserva:

+351 295 432 040
makeithappensjz@gmail.com
  • w-facebook
  • Twitter Clean

Siga-nos: